sobre o Instituto
Benefícios da Fisioterapia
1. O que é Fisioterapia?
A fisioterapia consiste no tratamento de intervenção e prevenção, promovido de forma individual ou em grupo por fisioterapeutas, com base no conhecimento científico. O tratamento tem como objetivo principal reabilitar, recuperar e prevenir a disfunção do corpo, movimento e postura, assim como manter a saúde, vitalidade e bem-estar.
Segundo a Ordem dos Fisioterapeutas, a designação de fisioterapeuta surge no início do século XX como especialidade médica e apenas em 1957 inicia a formação específica em cursos de reabilitação por profissionais (não médicos). Desde então, a profissão evoluiu e, atualmente, existem diversas formações de fisioterapia no ensino superior – licenciatura, mestrado, doutoramento e pós-graduação. Na nossa sociedade, existem diversos locais dedicados à saúde, reabilitação, bem-estar, beleza, desporto, entre outros, onde é possível encontrar esta valência. Os locais mais conhecidos onde a fisioterapia é exercida são: clínicas, hospitais, centros de saúde, centros de reabilitação, escolas, lares, instituições e clubes desportivos.
Fisioterapia com fisioterapeutas
A fisioterapia é uma área regulamentada pela República Portuguesa, que descreve o papel do fisioterapeuta como profissional com capacidade de análise, intervenção e avaliação do movimento e postura, baseadas na estrutura e função do corpo. Além da utilização das terapêuticas específicas, é também da responsabilidade dos fisioterapeutas o papel educativo e instrutivo, tanto na intervenção, como na prevenção.
O exercício da fisioterapia requer conhecimentos teórico-práticos de anatomia, fisiologia, biomecânica, meios eletrofísicos, entre outros. E, por ser um trabalho tão específico nas suas componentes, é recomendado que o tratamento seja realizado por pessoas habilitadas, por forma a evitar problemas na aplicação das técnicas, seleção desadequada das terapêuticas, lesões derivadas do tratamento, entre outras. Na hora de escolher, os consumidores devem procurar profissionais adequados para usufruírem dos seus tratamentos sem imprevistos.
A fisioterapia é uma técnica?
Apesar de haver uma aparente associação entre a fisioterapia e uma única tipologia de tratamento ou sequência de técnicas, existem várias terapêuticas à disposição dos fisioterapeutas para delinear a sequência de tratamento dependendo dos objetivos estabelecidos. As terapêuticas mais conhecidas são:
- Meios eletrofísicos (TENS, eletroestimulação, ultra-som, ionização, laser,…)
- Terapia manual
- Massagem
- Cinesioterapia e mobilização articular
- Exercício clínico e fortalecimento muscular
- Exercícios de Pilates
- Reeducação da Postura e do Movimento
- Treino em atividade (de vida diária)
- Ligaduras funcionais e meios de contenção de lesões desportivas
- Fisioterapia invasiva (com recurso a agulhas de acupuntura)
- Drenagem linfática manual
- Técnicas de neuromodulação
- Entre outras.
Existem, ainda, novos conceitos terapêuticos emergentes que também podem ser enquadrados nos tópicos acima referidos. Contudo, estes novos desenvolvimentos destacam-se pela base teórica, perspetiva, aplicação e mecanismos diferentes dos habituais.
O raciocínio clínico e a estratégia levada a cabo por parte dos profissionais será um dos fatores que determinará o sucesso da resposta e melhoria dos casos clínicos.
A monotonia dos tratamentos, por vezes descrita por consumidores, infelizmente acontece pelo tempo de duração das sessões disponíveis nalguns locais de reabilitação. Nessas condições e na ótica dos fisioterapeutas, o foco e rentabilização do tempo incide sobre as terapêuticas mais eficazes e, também, as que cumpram as indicações prescritas pelos responsáveis clínicos.
O recurso à fisioterapia é amplamente conhecido nos casos de dor, recuperação de lesões desportivas, reabilitação pós-cirúrgica e reabilitação motora no caso de problemas neurológicos como acidente vascular cerebral (AVC). Porém, existem muitas áreas de intervenção além das acima referidas. O tópico seguinte apresenta algumas dessas áreas.
2.Áreas de Intervenção
A fisioterapia é uma profissão muito diversificada e, portanto, a sua intervenção tem inúmeras aplicações práticas consoante a área de intervenção. Segundo a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, destacam-se as seguintes áreas de intervenção da fisioterapia:
- Fisioterapia Aquática
- Fisioterapia Cardiorrespiratória
- Fisioterapia Dermatofuncional
- Fisioterapia Desportiva
- Fisioterapia e Gestão clínica
- Fisioterapia em Neurologia
- Fisioterapia em Oncologia
- Fisioterapia Músculo-Esquelética
- Fisioterapia na Saúde dos Animais
- Fisioterapia nos Cuidados Continuados
- Fisioterapia nos Cuidados de Saúde Hospitar
- Fisioterapia nos Cuidados de Saúde Primários
- Fisioterapia nos Cuidados Intensivos
- Fisioterapia nos Cuidados Paliativos
- Fisioterapia Pediátrica
- Fisioterapia Vestibular
- Disfunção Temporomandibular
- Dor Orofacial
- Ensino e Formação
- Envelhecimento
- Pessoas com amputação
- Saúde da Mulher
- Saúde Mental
- Saúde Pélvica e de género
- Telefisioterapia
3.Benefícios da Fisioterapia
Existem vários benefícios em recorrer à fisioterapia, quer como tratamento, quer como prevenção. Se considerarmos que na base da profissão está a reabilitação do corpo, movimento, postura e comportamento motor, então sabe-se que a aplicação prática é muito abrangente e, ao mesmo tempo, é acompanhada de vários benefícios. Genericamente, os benefícios da fisioterapia são:
- Redução da dor
- Promove a cicatrização e regeneração dos tecidos
- Melhoria do movimento articular
- Fortalecimento muscular
- Melhoria física através do treino funcional
- Diminuição do tempo de recuperação em pós-cirúrgicos, traumatismos e lesões
- Reabilitação de problemas neurológicos
- Reeducação postural
- Melhoria da performance física e desportiva
- Treino e ganho de força muscular
- Otimização do exercício em provas desportivas
- Entre outros.
Os benefícios destacados neste artigo são genéricos, ou seja, são benefícios transversais a várias áreas de intervenção da fisioterapia. Além destes, existem os benefícios específicos de cada área de intervenção e podem revelar outros efeitos nas componentes anatómicas, fisiológicas e motoras.
Indicações e patologias
Na visão do Instituto André Marques, a saúde é muito mais do que a simples ausência de doença. O compromisso em cuidar continuamente da saúde é tarefa individual e deve incluir uma parte de recuperação (por exemplo, lesões recentes ou antigas, pós-cirúrgicos, melhoria da condição física) e outra de prevenção (por exemplo, tratamento de manutenção e bem-estar geral). Manter a integridade do corpo e o equilíbrio da mente depende diretamente do estado geral. Por isso,
O momento certo para cuidar é quando o corpo está saudável.
Infelizmente, as vidas atarefadas dos tempos modernos nem sempre permitem estar atento a todos os pormenores. Quando esta distração se prolonga no tempo, podem surgir diversas situações que debilitam a condição física. Nesse caso, o recurso à fisioterapia poderá apresentar-se como uma mais valia, sendo as condições e situações patológicas mais frequentes:
- Dor
- Patologias e condições osteoarticulares (por exemplo, artrose, lombalgia, cervicalgia, tendinites, entre outros)
- Problemas neurológicos (AVC, AVE, paralisia cerebral, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica)
- Patologia respiratória (bronquite, enfisema, pneumonia)
- Reabilitação desportiva (lesões e traumatismos)
- Pós cirúrgicos (próteses, ligamentoplastias, abdominoplastia, entre outros)
- Reabilitação pós-parto (incontinência urinária, cicatrizes)
Outras condições poderão também extrair benefícios no acompanhamento por profissionais de fisioterapia. Em caso de dúvida, consulte o seu profissional da área ou contacte-nos para esclarecer as suas questões.
4.Quem beneficia com a fisioterapia?
De forma geral, todas as pessoas beneficiam em usufruir da fisioterapia, seja para tratamento, prevenção ou manutenção do bem-estar geral. O desafio do estilo de vida moderno faz com que o equilíbrio do corpo e mente seja posto à prova a cada instante. Manter uma boa dinâmica entre o bem-estar físico e a clareza mental revelam-se essenciais para cumprir as exigências do quotidiano.
A fisioterapia poderá ser uma terapêutica utilizada para recuperar de problemas, lesões ou condições patológicas e, adicionalmente, ser uma via para concretizar a saúde em longevidade e vice-versa.
Viver durante muitos e longos anos não garante, por si só, uma vida boa. É necessário cuidar a cada instante e nas etapas mais desafiadoras que a vida possa apresentar. Neste capítulo, a fisioterapia assume-se como um excelente contributo para uma vida melhor.
Usufruir de bem-estar físico e mental é uma escolha do presente para evitar constrangimentos futuros.
Gostou do conteúdo? Partilhe a sua opinião connosco e divulgue este artigo. Este texto foi escrito por André Marques.
Palavras-Chave: fisioterapia, benefícios, saúde, bem-estar.
Últimos Artigos
Benefícios da Acupuntura
Neste artigo:
– O que é a Acupuntura?
– Áreas de intervenção da Acupuntura
– Benefícios da Acupuntura
“O momento certo para tratar é quando corpo e mente estão saudáveis.”
A crónica do Open Day (2 set 2023)
Neste artigo:
-Resumo do Open Day
-Um dia dedicado às Emoções
-Apresentação do livro “Acupunturar”
“Acupunturar não é sinónimo, mas em muito espelha o verbo equilibrar.”
Benefícios da Fisioterapia
Neste artigo:
– O que é a Fisioterapia?
– Áreas de intervenção da Fisioterapia
– Benefícios da Fisioterapia
“Usufruir de bem-estar físico e mental é uma escolha do presente para evitar constrangimentos futuros.”