sobre o Instituto
Benefícios da Acupuntura
1. O que é Acupuntura?
A acupuntura consiste no tratamento pela inserção de agulhas (muito finas) em pontos estratégicos do corpo para restabelecer o equilíbrio e a harmonia. Esta é a definição mais simples e concreta desta terapêutica não convencional (definição legal da categoria e enquadramento desta profissão).
Os pontos de acupuntura, descritos na literatura há vários séculos, estão espalhados por todo o corpo humano, sendo os pontos mais importantes localizados nas extremidades (membros superiores e inferiores). A escolha de pontos e eficácia da estratégia de tratamento dependem do conhecimento dos pontos e meridianos, teoria dos canais e colaterais, anatomia palpatória, tipo de agulha, diagnóstico (patologias e síndromes) e execução da técnica.
A acupuntura dói?
Felizmente a acupuntura é uma técnica indolor, ou seja, a acupuntura não dói. Como é óbvio, existem regiões do corpo humano que são mais sensíveis. Regra geral, essas regiões têm maior número de nervos sensitivos ou redes neurais, como é o caso das extremidades mãos, pés e dedos. Nessas regiões poderá haver um pequeno choque (semelhante a um leve “beliscão”) que desaparece durante o tempo de tratamento. Contudo, é possível realizar o tratamento sem utilizar pontos de acupuntura em áreas sensíveis e mantendo a eficácia pretendida.
Qual a melhor acupuntura?
Existem vários tipos, estilos e origens de acupuntura. Seria (quase) impossível escolher qual a melhor forma de acupuntura. A grande diversidade advém da origem, da teoria base e das metodologias desenvolvidas. Mesmo dentro da própria Medicina Tradicional Chinesa existem várias correntes de acupuntura.
Estes são alguns tipos de acupuntura:
- acupuntura clássica (medicina tradicional chinesa);
- acupuntura japonesa;
- acupuntura coreana;
- acupuntura ortodoxa (por exemplo, acupuntura Tung);
- acupuntura vietnamita;
- acupuntura médica;
- acupuntura para fisioterapeutas (métodos invasivos);
- acupuntura de base neural (métodos Instituto);
- entre outras.
Contudo, dentro do que é a prática clínica do Instituto, a experiência acumulada ao longo tempo e o conhecimento de várias metodologias de acupuntura, a escolha recai sobre a acupuntura clássica e a acupuntura de base neural (métodos Instituto). Esta escolha baseia-se nos resultados obtidos, satisfação de pacientes e terapeutas que utilizam o método e, ainda, consistência dos resultados (permanência do resultado ao longo do tempo).
Quanto tempo dura um tratamento de acupuntura?
Um tratamento de acupuntura tem a duração média de 20 a 30 minutos (com base na teoria dos canais e colaterais). Este é o tempo necessário para que o próprio corpo, através dos seus sistemas e circuitos, possa desencadear mecanismos de regeneração.
No caso da acupuntura de base neural (métodos Instituto), a duração média do tratamento é de apenas 20 minutos, pois a utilização de pontos com ação instantânea permite um processo de recuperação mais rápida.
Quantas agulhas de acupuntura são utilizadas por tratamento?
Em cada tratamento são aplicadas entre 5 a 20 agulhas de acupuntura. É desaconselhado utilizar demasiadas agulhas (acima de 20), pois retira eficácia ao tratamento e até pode tornar a técnica ineficaz.
No caso da acupuntura, menos é (muito) mais!
A acupuntura só funciona se as agulhas forem estimuladas eletricamente?
Esta ideia é errada. A acupuntura não necessita de qualquer estimulação elétrica para resultar. O grande desafio dos especialistas em acupuntura (designação legal da profissão) encontra-se em saber quais os pontos mais importantes para o tratamento de cada patologia.
As agulhas de acupuntura são aplicadas sempre no local do problema?
Não! Para grande satisfação das pessoas que sofrem de problemas na esfera íntima como, por exemplo, patologia uro-ginecológica, uro-genital e gastrointestinal, as agulhas de acupuntura não precisam de ser aplicadas no local a tratar. A acupuntura poderá ser distal, tratando os problemas à distância, ou seja, patologia ginecológica pode ser tratada por pontos na mão, braço ou cabeça. Aliás, a abordagem mais frequente no Instituto é mesmo a acupuntura distal, onde a aplicação das agulhas é feita em pontos distantes do local a tratar. Esta é a acupuntura mais eficaz.
2.Áreas e Especialidades em Acupuntura
A acupuntura é uma profissão recente em Portugal e, por agora, não estão definidas especialidades reconhecidas na lei portuguesa. No entanto, existem algumas áreas de intervenção com caráter de especialização, tais como:
- Dor
- Cardiorrespiratória
- Dermatologia
- Gastrointestinal
- Infertilidade
- Neurologia
- Obesidade e Metabolismo
- Oncologia
- Pediatria
- Uro-genital
3.Benefícios da Acupuntura
Existem vários benefícios em recorrer à acupuntura. É possível utilizar esta terapêutica como tratamento, prevenção e, inclusive, otimização do corpo e mente. Se considerarmos que na base desta técnica está o tratamento para equilíbrio dos canais e colaterais (meridianos) e do sistema nervoso, então, fica bem claro que qualquer condição terá indicação para acupuntura, com exceção de condições que impossibilitem a aplicação de agulhas de acupuntura. Os benefícios da acupuntura mais conhecidos são:
- Equilíbrio do corpo e mente;
- Regulação do sistema nervoso;
- Fortalecimento do sistema imunitário;
- Redução da dor;
- Redução do stress;
- Promove a calma e tranquilidade;
- Melhoria do sono;
- Melhoria do funcionamento gastrointestinal e metabólico.
Quais as condições que devem procurar ajuda na acupuntura?
O momento certo para tratar é quando o corpo e a mente estão saudáveis.
A experiência clínica revelou a necessidade contínua de tratamento e prevenção face à exigência dos tempos modernos. Por isso, com exceção de condições graves ou raras, a acupuntura é benéfica para todas as pessoas. Tal como no caso do exercício físico que é recomendável a todas as pessoas, apesar da grande maioria optar por uma vida sedentária e não o praticar, também a acupuntura é recomendável a todas as pessoas, apesar de muitas preferirem não incluir no seu quotidiano.
Num dos próximos artigos, será apresentada a lista de patologias e indicações para acupuntura. Esta lista integra um dos capítulos do livro Acupunturar (ver livros de André Marques) e está disponível no Linktree do Instituto. Por agora, partilho uma breve lista de indicações para acupuntura:
- Dor e patologia osteoarticular (lombalgia, cervicalgia, tendinites, dor ciática);
- Condições neurológicas (AVC, AVE, Esclerose Múltipla, Paralisia Cerebral);
- Problemas de pele (psoríase, eczema, dermatite);
- Problemas digestivos (gastrites, refluxo, desregulação gastrointestinal);
- Problemas respiratórios (alergias, rinite, sinusite);
- Distúrbios mente-emoção (stress, ansiedade, depressão, burnout);
- Infertilidade;
- Tabagismo.
Nota final
Existem vários motivos para recorrer à acupuntura, como já vimos anteriormente. Quer seja para tratamento de uma patologia, prevenção e manutenção de saúde ou, ainda, para especializar e otimizar os sistemas do corpo humano, a acupuntura poderá revelar-se uma preciosa aliada.
Dando seguimento ao conceito de saúde e longevidade preconizado pelo Instituto André Marques, naturalmente que a acupuntura é a terapêutica recomendada para viver de forma cada vez mais saudável. Além da recomendação e dos vários benefícios já mencionados, o reforço do sistema imunitário, a regulação do sistema nervoso e a melhoria das funções dos vários sistemas orgânicos, fazem com que a acupuntura seja recomendada para todas as pessoas, de qualquer faixa etária, em qualquer etapa da vida.
Por fim, resta apenas salientar que a acupuntura é uma profissão regulamentada pela República Portuguesa e, por isso, deve ser realizada por profissionais de acupuntura, devidamente habilitados e acompanhados pela cédula profissional. Informe-se com profissionais de acupuntura sobre o benefício desta terapêutica, de forma a evitar obter informações erradas. Em caso de dúvida não hesite contatar-nos.
Gostou do conteúdo? Partilhe a sua opinião connosco e divulgue este artigo. Este texto foi escrito por André Marques.
Palavras-Chave: acupuntura, clínica, benefícios, saúde, longevidade, bem-estar.
Últimos Artigos
Benefícios da Acupuntura
Neste artigo:
– O que é a Acupuntura?
– Áreas de intervenção da Acupuntura
– Benefícios da Acupuntura
“O momento certo para tratar é quando corpo e mente estão saudáveis.”
A crónica do Open Day (2 set 2023)
Neste artigo:
-Resumo do Open Day
-Um dia dedicado às Emoções
-Apresentação do livro “Acupunturar”
“Acupunturar não é sinónimo, mas em muito espelha o verbo equilibrar.”
Benefícios da Fisioterapia
Neste artigo:
– O que é a Fisioterapia?
– Áreas de intervenção da Fisioterapia
– Benefícios da Fisioterapia
“Usufruir de bem-estar físico e mental é uma escolha do presente para evitar constrangimentos futuros.”